Clubes e FAF acertam regulamento e Barezão 2016 terá final com jogo único

15/06/2016 - Por Marcos Dantas/ Manaus, AM

A novela está perto do fim. Nesta quarta-feira foram definidos detalhes do Campeonato Amazonense de Futebol, previsto para começar entre os dias 17 e 20 de agosto. Clubes e Federação Amazonense de Futebol (FAF), realizaram uma reunião a portas fechadas e chegaram ao regulamento e fórmula de disputa. A Série B do Estadual também entrou em pauta e acontecerá em fevereiro de 2017. 
Clubes se reuniram com presidente da FAF e acertaram regulamento e fórmula de disputa do Barezão 2016 (Foto: Marcos Dantas)

Na primeira divisão, sete clubes (Nacional, Princesa, São Raimundo, Fast, Manaus FC, Rio Negro e Nacional Borbense) disputarão o título em três fases. Na etapa classificatória, todos jogam contra todos, com três jogos por rodada, sempre com um time folgando. Os quatro melhores da primeira fase, se enfrentam nas semis. O primeiro contra o quarto e segundo contra o terceiro, em jogo único.

Nas semifinais, os dois primeiros da fase classificatória terão vantagem do empate, mas na decisão, o empate leva a uma prorrogação. Persistindo o empate, o campeão será conhecido nas penalidades máximas.

De acordo com o presidente da FAF, Dissica Tomaz Valério, possíveis jogos na Arena da Amazônia só serão esquematizados conforme o campeonato for avançando. A Série B está de volta, e com isso, o lanterna do Barezão 2016 estará automaticamente rebaixado. Na segundinha, que deverá ser realizada com, no mínimo, quatro equipes. Neste caso, sobem os dois primeiros colocados.

Dissica minimizou a evasão de clubes do Campeonato Amazonense, que terá seu menor número de participantes em 13 anos, ressaltando que o fato é uma consequência da ordem fiscal que está se estabelecendo no Amazonas. Em 2017, o presidente garante que o estadual volta a ser no primeiro semestre.

- Atribuo a evasão dos clubes a duas situações: primeiro, a conscientização dos dirigentes, em saber que é necessário se reorganizar. Temos a questão do Profut, onde é necessário ter todas as certidões, e isso deverá ser providenciado pelos clubes até o dia 1º de agosto, às 20h, além das dificuldades financeiras. É loucura você colocar uma equipe profissional para disputar uma competição que tem exigências seríssimas. Isso só leva o clube a se aprofundar numa crise. É preciso que eles caiam na real, se reorganizem e invistam nas categorias de base - declarou. 

Share on Google Plus

About Equipe de Conteúdo

Apaixonado por Manacapuru e pelo Princesa do Solimões!

0 comentários:

Postar um comentário