Neste ano, o Campeonato Amazonense será diferente em relação às outras edições. A começar pela data, pois será realizado no segundo semestre e não no primeiro, como de costume. Outra mudança deve ser na quantidade de clubes, que de dez deve agora ser com 15. Mas as mudanças não param por aí. Com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a competição deverá ter pelo menos um jogo por rodada na Arena da Amazônia.
Proposta é que Arena da Amazônia receba um jogo por rodada do Amazonense de 2016 (Foto: Divulgação/Secom)
De acordo com o titular da Sejel, Fabrício Lima, em reunião realizada na última quinta com os representantes do clube, foi lançado a proposta para que o estádio de Manaus, construído para a Copa do Mundo e que será palco das Olimpíadas, seja mais utilizado por clubes locais. Para isso, os custos foram reduzidos como contraproposta.
- Já estamos trabalhando com o Juniores e já lançamos a ideia de apoiarmos o infantil e o juvenil. Nossa ideia é colocar o juvenil na preliminar do profissional. Além disso, queremos que em toda rodada do profissional tenha um jogo na Arena da Amazônia. Estamos trabalhando para isso. Até porque os clubes do Amazonas têm custo zero na arena, pagando apenas o quadro móvel, mas reduzido - explicou Fabrício Lima.
Final do Amazonense 2015 entre Nacional e Princesa foi na Arena da Amazônia (Foto: Marcos Dantas)
O secretário afirmou ainda que, em parceria com os clubes, também está trabalhando para fazer a final do Amazonense Juniores, que ainda está rolando, em um grande evento. Porém, disse que ainda não pode revelar os detalhes.
Apoio financeiro
Indagado em relação ao apoio financeiro que o Governo do Estado deve dar aos clubes, que no ano passado foi de R$ 2,5 milhões, Fabrício Lima disse que ainda não pode revelar estimativas de valores, já que as propostas deverão ser apresentadas primeiramente ao governador José Melo. Além disso, o estado ainda busca outras parcerias.
De acordo com presidente da Associação de Clubes Profissionais do Amazonas (ACPEA), Cláudio Nobre, o valor solicitado para o governo será o mesmo de 2015 e 2014, ou seja, os R$ 2,5 milhões.
- A gente foi pedir o apoio. A associação dos clubes para ele (secretário Fabrício Lima) e junto ao governador. Apresentamos o projeto de apoio e pedimos o mesmo valor do ano passado, que já é o mesmo de 2014. Só que aumenta é o número de clubes, que está previsto para ter 15 times. E vamos esperar o resultado das próximas reuniões. Mas eu aproveito para agradecer a receptividade e a boa vontade que estamos tendo do secretário Fabrício Lima de querer ajudar o nosso futebol - disse Cláudio Nobre.
Fonte: globoesporte.com
0 comentários:
Postar um comentário