FAF quer mudar o estatuto para ‘salvar’ campeonato estadual com 15 times, no AM

Quinta-feira 26 de maio de 2016- Diogo Rocha
Representantes dos clubes se reuniram com a direção da FAF para discutir o Estadual deste ano.Foto: Divulgação-FAF.

A quase três meses do início da Série A do Campeonato Amazonense, previsto para o dia 17 de agosto, a competição segue indefinida. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) planeja mudar uma cláusula no estatuto da entidade para manter o Estadual deste ano com 15 clubes, como foi acertado entre a federação e a Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (Acpea), nesta quarta-feira (25).

Na semana passada, o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) enviou um parecer rejeitando a proposta de um Amazonense com mais de dez clubes por descumprir o Estatuto do Torcedor e o próprio estatuto da FAF.

Conforme o ofício do tribunal, é vedado alterações no regulamento de uma competição antes de dois anos de vigência e deve existir uma divisão de acesso e um sistema de descenso para incluir clubes, na próxima temporada, sem utilizar outros critérios como ‘convites’, como determinados pelo Estatuto do Torcedor.

Ainda segundo o TJD, o artigo 17 do estatuto da federação estabelece a inscrição de, no máximo, dez clubes por divisões (A e B, neste caso). Mas, no ano passado, a FAF extinguiu a divisão de acesso, a Série B do Estadual, e incluiu automaticamente mais sete clubes na divisão de cima: Operário e Rio Negro, rebaixados no ano passado, e mais CDC Nova Olinda, Sul América, Holanda, Tarumã e Clíper.

“O tribunal está correto no que acha que compete a ele em fazer essa fiscalização. Mas, no ano passado, em assembléia geral, o estatuto (da FAF) foi modificado extinguindo a Série B. Faltou ser inserida mesmo essa mudança no estatuto, explicando que a Série A do Amazonense é com 15 clubes”, disse o presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, ao admitir o ‘esquecimento’ na alteração do estatuto.

Fonte: d24am.com
Share on Google Plus

About Equipe de Conteúdo

Apaixonado por Manacapuru e pelo Princesa do Solimões!

0 comentários:

Postar um comentário